O livro

Descrição

O Homem dos 7 Cabelos é um livro infanto-juvenil  que conta a aventura de Kussungula. Foi publicado pela Alcance Editores em Abril de 2012. O livro parte de um “conflito” e termina numa “contradição”. São ao todo  24 páginas de emoção e fabulosas ilustrações de Moisés Utuji e Rajau de Carvalho.

Sinopse

O Homem dos 7 Cabelos, Prémio Lusofonia Moçambique – 2010, foi um dos finalistas ao Prémio “Conto Infantil – Matilde Rosa Araújo”, do Município de Trofa, Portugal . A obra foi seleccionada como o melhor conto moçambicano numa corrida onde estiveram outros tantos escritores.

O livro retrata a história de Kussungula, que nasce sem cabelos […]. Kussungula atinge a adolescência e na sua cabeça não se vislumbra nem um fio sequer de cabelo e, como se isso não chegasse, é motivo de piada e discriminação na aldeia. Farto da situação, Kussungula decide isolar-se numa montanha. Neste local aparecem-lhe 7 fios de cabelo na cabeça – e o conto torna-se uma fábula –, conhece uma rapariga, por sinal filha de uma feiticeira, e apaixona-se […]. E aqui começa um conflito e a contradição. Mas, com a ajuda do seu gato de estimação e de 2 fios do seu cabelo, Kussungula e a sua amada Tchanaze derrotam a feiticeira. Kussungula, o homem dos 7 cabelos, vê os seus cabelos reduzidos a 5. E a história termina, como todos os contos encantados, com o clássico “casaram-se, tiveram filhos e viveram felizes para sempre”.

Crítica

Para o jornalista Hélder ‘Shirangano’ Xavier, do Jornal “@ Verdade”, o conto “transcende a sua essência”. Segundo o jornalista, o conto não apenas obedece as “fórmulas fáceis da literatura infanto-juvenil […], no mesmo reconhece-se, de imediato, um verdadeiro trabalho de construção narrativa”.

O Homem dos 7 Cabelos é “uma história como todas as outras histórias: tem acção, reacção e conflito”, diz ‘Shirangano’ Xavier, e “Pedro Pereira Lopes conta-a com surpresa […], “há dramatização”. Para o jornalista, a história não foi calculada à partida para apenas cair nas graças dos mais novos.

Deixe um comentário